domingo, 8 de novembro de 2020
Dia de professora é todo dia
Neste mês de outubro de 2020 queremos, mais do que nunca, demonstrar a nossa gratidão aos professores, categoria profissional que transforma vidas ao construir conhecimento com responsabilidade social, afetiva e planetária. A docência atual deve poder contar com professores que contextualizam o que ensinam por força de sua atividade investigadora.
Precisamos cada vez mais de uma escola que trabalhe em uma lógica não linear, mas simultânea, na qual os acontecimentos são marcados pela sucessão de projetos em uma dinâmica e uma cultura da convergência, como defende o professor Henry Jenkins, estudioso dos meios de comunicação nesse complexo tempo de narrativas transmídias. Jenkins propõe três conceitos para pensarmos na organização dos tempos e espaços no tempo contemporâneo, são estes: convergência midiática, inteligência coletiva e cultura participativa. O ano de 2020 foi expressamente marcado pelos conceitos descritos pelo estudioso, os professores viveram processos de (re)significação diária na qual partilharam espaços midiáticos junto com os seus alunos a fim de que pudessem construir conhecimento mesmo em meio a uma pandemia mundial que afetou a vida de bilhões de pessoas.
Portanto, não há outra palavra que defina com mais propriedade aquilo que queremos, enquanto orientação, ressaltar aos nossos professores. Obrigada por esperançarem, do verbo ir, fazer, colocar em movimento, praticar e ousar. Paulo Freire disse certa vez que:
“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”.
Nas palavras das crianças e jovens que vocês acompanham com engajamento e profissionalismo é possível perceber a esperança semeada e a gratidão por cada ação realizada por você no âmbito pedagógico.
“A professora é dedicada, ensina muito bem, é amorosa e gentil” – Elaboração Fabiany Eduarda Marcondes
“Querida professora sempre ensinando com paciência “– Elaboração Ana Clara Morfim dos Santos
“Feliz o professor que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Elaboração Gabrielle Nascimento da Costa inspirado em Cora Coralina
“A professora tem o dom e a arte de ensinar” – Elaboração Enzo Pereira de Souza
“Obrigada a todos os professores por tudo que fazem por nós” – Elaboração – Sthefani de Souza
“A professora Gisele é muito legal e ensina muito bem” – Elaboração Raquely Rafaela Luciano
“As professoras são pessoas fundamentais para o ensino” – Elaboração – Milton Miguel Negrão
“Estudo no 4º na 01 e o que mais gosto é da minha professora Gisele, pois ela me ensina várias coisas. Ela até me ensinou a escrever bonito e por isso ela é legal” – Elaboração Vinícius da Silva Sagás
“Vocês professoras não tem poupado esforços para ensinarem e orientarem com sabedoria” – Elaboração João Filipe Costa
“Minhas professoras não tem um aluno favorito” – Elaboração – Pedro Henrique Colim Gonçalves
“Na minha escola as professoras são muito inteligentes e legais” – Elaboração Manuela Martins Pereira
“Por todo apoio e carinho que você nos dá, somos muito gratos” – Elaboração Karla Caroline da Silva
“A influência de um bom professor jamais poderá ser apagada” – Elaboração Maria Clara Romão
“Vocês tem em suas mãos o poder de transformar o mundo” – Elaboração Luísa Beatriz Hatschbach
“Eu te amo! Obrigado por gastar seu tempo para nos ensinar” – Elaboração Heloisa Magalhães Costa
“Parabéns por tudo, você é uma professora maravilhosa, dedicada com nós alunos” Elaboração Jully Barom
“Pessoas que R realizam O objetivos e sonhos F felicidade e E esperança de uma S sociedade melhor S superando O obstáculos R reais com A amor e S sabedoria.
Feliz são todos os dias dos professores e professoras.
Carta aos professores
Ninguém nega o valor da Educação e que um bom professor é imprescindível, mas ainda que desejam bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas todos nós sabemos que esses profissionais continuem pouco valorizados. Apesar de não serem remunerados adequadamente como deveriam e com baixo prestigio social e muitas vezes responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonado pelo trabalho, como você professor…
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demostraremos o compromisso com a educação que queremos Aos professores, fica o convite para que não descuidem da sua missão de educar, não desanimem diante dos desafios, muito mais nos dias de hoje com todas as mudanças que estão ai e, não deixem de educar para que seus alunos sejam como “Águias” que possam voar e ver de cima, do alto num todo o seu pleno desenvolvimento. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco, a sociedade muda. Isto são apenas verdades sobre a Educação do professor
Parabéns professores!
Assinar:
Postagens (Atom)