Estamos vivendo num momento em que a educação nunca foi tão ameaçada como nos dias atuais.Temos ai uma geração que não se importa mais, que decidiu trocar o interesse aos estudos pelo mundo virtual do entretenimento.Nós professores ficamos preocupados pois, não se priorizam mais a leitura, o debate, a cultura, a viagem ao conhecimento. Trocou-se pelo ambiente online do orkut, blog, MSN e jogos.
Vivemos em uma sociedade onde essencialmente voltada ao consumo, movida pela busca compulsiva do imediato, em detrimento do conhecimento que faz parte do ser humano.
O que vale ao jovem de hoje é viver o momento, sentir a adrenalina, saber o seu lugar no grupo e, assim demarcar território.
Não se discutem mais no espaço escolar os questionamentos saudáveis e necessáriosNão se busca mais essas respostas.temos ai uma geração que não questiona e geração que não pensa,não tem opinião sobre tema que, mesmo que despreze, fazem parte do seu cotidiano.
Percebemos a falta de limites na classe estudantil em muito é reflexo de uma proteção exagerada de seus pais por não terem mais tempo para cuidá-los, consequêcia é a família cada vez mais desestruturada.
Esse elemento chamado Educação, indispensável a pessoa humana, pede socorro.
Os sistemas educacionais de nível superior devem serem repensados para as futuras geraçoes não ficarem com um imenso vácuo.
Grande parcela de culpa é dos professores, de alguns,esse é um dos problemas, diríamos a ponta do iceberg, são os maus profissionais.
Quero lembrar, que a educação, não se resume em frequentar a escola , então temos um outro fator, família, depois do fator família, temos outro,sociedade, depois a sociedade temos as hierarquias políticas, problemas sociais, falta de estrutura e lazer principalmente para jovens adolescentes.
Muitos estudos estão sendo realizados e já se descobriu quem é o grande vilão são todos os integrantes da sociedade.
A educação(escola) não é uma linha de produção, não é uma empresa, a educação é um modo de ser, um conjunto de boas maneiras, é uma instrução, formaçao das faculdades intelectuais,
costumes conforme a sociedade onde o sujeito está inserido.Então não podemos responsabilizar somente a escola, grande parcela dessa responsabilidade recai sobre homens públicos e recai sobre cada um de nós.Mudaremos a atual situação. Não seja ausente.Participe.
Professora e Orientadora Educacional
Madalena Konrad
Um comentário:
mãããe, teu blog tá lindão! parabéns. teamo ♥
Postar um comentário